Pesquisar este blog


domingo, 9 de maio de 2010

Gestão do conhecimento - KM

De forma geral, acredita-se que uma boa prática de gestão do conhecimento influência direta e indiretamente o bom desempenho organizacional e financeiro de uma organização.
Entre as diversas vantagens de uma boa gestão de conhecimento, reconhecem-se as seguintes:

-Vantagem competitiva em relação à concorrência
-Redução dos custos e tempo de produção e desenvolvimento de produtos
-Rápida comercialização de novos produtos
-Aumento do valor das acções
-Maximização do capital intelectual/activos intelectuais
-Melhoria dos processos internos e maior fluidez nas operações
-Processos de tomada de decisões mais eficientes e melhores resultados
-Melhoria na coordenação de esforços entre unidades de negócios
-Melhoria da prestação de serviços (agilidade), da qualidade dos produtos e da qualidade do serviço cliente





Estas são as ferramentas mais utilizadas em KM: Internet, Intranet, Balanced Scorecard,
Benchmarking, Brainstorm, Groupware (Workgroup e WorkFlow), ERP, GED, CRM, Data
Mining, Text Mining, Inteligência Competitiva, Agentes Inteligentes, DataWarehouse, etc.
Links
Definição de Gestão do conhecimento - KM
Um video bem interessante da vantagem das empresas utilizar a gestão do conhecimento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário